Lesões de Ombro

A dor no ombro é caracterizada à qualquer dor nas articulações do ombro ou ao seu redor. Pode ocorrer em qualquer idade, mas normalmente é mais comum em jovens atletas que utilizam a articulação em excesso.

Confira à seguir quais são as lesões e doenças mais comuns que ocorrem no ombro.

  • Lesão do Manguito Rotador

O manguito rotador é formado por quatro músculos, supraespinal, infraespinal, redondo menor e subescapular. A lesão mais comum ocorre no supraespinal. As lesões ocorrem geralmente por quedas, excesso de uso e envelhecimento. Frequentemente, as pequenas lesões maltratadas evoluem para grandes lesões.
A dor ocorre do lado externo do ombro que irradia pelo braço até o cotovelo. O sinal da lesão do manguito rotador é a dificuldade em levantar os braços acima do nível dos ombros, além da dor.

  • Sindrome do Impacto – Tendinite e Bursite

A bursite no ombro reflete uma alteração inflamatória da bursa subacromial/subdelatoídea, mostrando-se espessada e hemorrágica. Na grande maioria das vezes, a inflamação da bursa é secundária à alteração dos tendões. Essa modificação reacional ocorre na tentativa de a bursa proteger a integridade tendínea do manguito rotador.

Tendinite do ombro é a compreensão do tendão supra espinhoso. Isso é causado por movimentos repetitivos do nosso dia a dia, causando assim, uma pressão no tendão. Quando existe o comprometimento do tendão existe uma limitação do movimento do ombro. Quanto mais rápido tratar a tendinite mais eficaz, pois é uma doença que pode passar a ser crônica, atrofiando o tendão, ocorrendo a perda de massa muscular e o rompimento do tendão.

  • Capsulite Adesiva (Ombro Congelado)

É o ombro que fica muito tempo parado e não se mexe. Com a falta de movimento, a produção do líquido sinovial que é responsável pela lubrificação da cartilagem diminui, desenvolvendo um processo inflamatório, gerando uma fibrose capsular, causando dor e rigidez gerando a perda dos movimentos. Os sintomas são: dor ao movimento o braço, perda do sono, rigidez na articulação e dor para elevar e rodar o braço.

  • Luxação Acromioclavicular

A articulação acromioclavicular localiza-se na parte superior do ombro, unindo a clavícula com o acrômio, uma proêminencia óssea da escápula. Esta articulação é a única conexão entre o ombro e o tronco. A luxação acromioclavicular caracteriza-se pelo deslocamento da clavícula em relação ao acrômio. A lesão ocorre, geralmente, após uma queda sobre o ombro, podendo ocorrer tanto na prática esportiva como em atividades do dia a dia.

  • Lesão SLAP

A lesão SLAP (sigla em inglês para: Superior Labrum Anterior to Posterior) é uma lesão da porção superior do labrum da glenóide, a qual envolve a origem do tendão da cabeça longa do bíceps. A lesão SLAP ocorre mais comumente em decorrência de força de tração e rotação no braço devido a um trauma ou traumas repetidos, ocorrendo em atletas (arremessadores, jogadores de voleibol, beisebol, nadadores).

  • Tendinite Calcárea

Tendinite calcária é uma doença caracterizada por um processo inflamatório de algum tendão do nosso corpo causado pelo acúmulo de depósitos de cálcio (hidroxiapatita) nas fibras deste tendão. Pode ocorrer em qualquer tendão do nosso corpo, sendo o tendão supraespinal (do manguito rotador do ombro) o mais comumente acometido.
O principal sintoma é a dor de forte intensidade no ombro acometido pela patologia.

  • Artrose do Ombro

O quadro de artrose é caracterizado pelo comprometimento progressivo da articulação, com erosão da cartilagem que reveste os ossos. Sem a cartilagem os ossos tendem a se deformar, o que causa atrito entre eles, lembrando um desgaste entre duas peças mecânicas. Além disso, há tendências por processos de inflamação crônica, o que aumenta ainda mais a dor. Normalmente os sintomas se iniciam de forma lenta, com aumento progressivo. A dor e a dificuldade de movimento são as queixas mais comuns.

  • Artropatia do Manguito Rotador

A artropatia do manguito rotador é um dos tipos de artrose do ombro. Ela é causada por um rompimento grande do manguito, que cronicamente leva a cabeça do úmero a ficar parcialmente deslocada. É um processo crônico, que leva anos ou décadas para se desenvolver. Costuma ocorrer em pacientes idosos.
Além da dor, sintoma comum a todos os tipos de artrose, a artropatia do manguito rotador se caracteriza por dificuldade principalmente para elevar o braço, tornando difíceis ações como por a mão na nuca ou pentear os cabelos.


 

 

Entre em contato e saiba mais.

 



 

 

Entre em contato e saiba mais.

 



 

 

Entre em contato e saiba mais.

 



 

 

Entre em contato e saiba mais.