As dores no cotovelo podem ser causadas por uma série de problemas. Um dos mais comuns em adultos é a tendinite, uma inflamação e lesão dos tendões - tecidos moles que prendem os músculos aos ossos. Confira abaixo outras lesões comuns que ocorrem no cotovelo.
- Fratura do Cotovelo
Cotovelo é a articulação que fica localizada entre o antebraço e o braço. Uma fratura do cotovelo é qualquer fratura que acomete a região distal do úmero (a partir da crista supracondilar), a proximal do rádio (cabeça e colo) e a proximal da ulna (olecrano e coronoide). As fraturas podem ocorrer separadamente ou associadas. Os principais mecanismos de fratura do cotovelo são: o trauma direto na região do cotovelo e o trauma indireto, como na queda da própria altura sobre o braço estendido. Em pacientes mais jovens, geralmente a fratura ocorre após traumas por mecanismo de alta energia, como nos acidentes automobilísticos.
- Luxação do Cotovelo
A luxação do cotovelo significa a perda de contato ósseo entre os dois ossos do antebraço (rádio e a ulna) como o osso do braço (úmero). É muito comum em pacientes jovens após trauma de alta energia. A luxação do cotovelo é a segunda mais comum do corpo humano, perdendo apenas para a luxação do ombro.
- Artrose do Cotovelo
Artrose é uma doença progressiva degenerativa e um dos objetivos do tratamento é retardar esse processo. Os sintomas iniciais incluem dor e rigidez em torno do cotovelo, bem como o inchaço. Os pacientes acham que se torna cada vez mais difícil dobrar ou endireitar o cotovelo, além de dor com rotação do antebraço. Outros sintomas incluem bloqueio do cotovelo ou sensação de que a articulação “trava”. Inicialmente, a maioria dos pacientes têm dor quando levanta o braço ou com extremos de movimento. Em estágios avançados, a dor pode ser acentuada durante a noite ou mesmo sem qualquer atividade durante o dia. Em alguns casos, os pacientes também podem perceber “falseio” (parece que o cotovelo vai desencaixar) e perda da força do membro doente.
- Epicondilite Lateral e Medial
A epicondilite lateral é a tendinite mais frequente do cotovelo. Ela pode ser causada por vários fatores, entre eles esforços repetitivos ou trauma. É conhecida também como "cotovelo de tenista" pela alta incidência em praticantes desse esporte. O sintoma mais comum é dor na parte lateral do cotovelo. A dor costuma piorar no esporte e no trabalho. A epicondilite medial é conhecida também como "cotovelo de golfista" pela alta incidência em praticantes desse esporte. É mais rara do que a epicondilite lateral. Ela pode ser causada por vários fatores, entre eles esforços repetitivos ou trauma. O sintoma mais comum é dor na parte medial do cotovelo. A dor costuma piorar aos esforços e na prática de atividades esportivas.
- Tendinites e Bursite
Tendinite é uma inflamação ou lesão do tendão, que é uma fibra responsável por unir o músculo ao osso, como uma corda. É caracterizada por dor e inchaço do tendão. A bursite é a inflamação da bursa, um tipo de almofada que fica entre o osso e a pele, amortecendo o impacto no cotovelo. Bursa é um tecido que existe em diversas articulações, como ombro, cotovelo, joelho e quadril, que tem como funções facilitar o deslizamento dos tendões. Eventualmente a bursa pode ficar inflamada e causar dor. Como no cotovelo ela fica sobre o olécrano, é chamada de bursite olecraniana. A bursa pode ficar inflamada devido a traumatismo local. Pode ser um macrotrauma, como nas quedas, ou microtraumas, como ficar apoiado sobre a ponta do cotovelo. Outras alterações, como reumatismo, gota e alterações ósseas podem facilitar o aparecimento desse problema.